Sindhospi quer Câmara Setorial sobre Saúde
Assembleia

Com o propósito de atrair associados e entidades para fazer parte da Comissão da Câmara Setorial que será montada no Polo de Saúde, a diretoria do Sindicato dos Hospitais do Piauí (Sindhospi) realizou uma Assembleia Geral na segunda-feira (25), em sua sede, para ouvir sugestões e demandas sobre o tema.

Diante dos filiados, o presidente do Sindhospi, Dr.Jefferson Campelo, afirmou que a criação da Câmara Setorial no Polo irá atrair investimentos e desenvolvimento econômico para a capital piauiense. “Não existe segurança, acessibilidade, energia elétrica no Polo, além de outros problemas recorrentes. Queremos assim estar à frente da revitalização do Polo e ampliar as fronteiras dele, visando atrair desenvolvimento econômico e social para a região”, disse Campelo.

Durante a Assembleia, o presidente mencionou que há um mês participou de duas reuniões, uma com o governador Wellington Dias e outra com a diretoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI), em que ambos se prontificaram, juntamente com o Sindhospi, em agilizar as reformas no Polo, incluindo a instalação de uma Câmara Setorial. “Há um ano, o governador instalou 12 câmaras setoriais no Estado. E a ideia de uma Câmara específica para o Polo irá nos ajudar a ter condições de melhorar a estrutura do local”.

Para compor a Comissão da Câmara do Polo, o Sindicato convidou várias instituições de saúde, incluindo o Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Conselho Municipal de Saúde. “Boa parte de nossas ações no Polo depende do poder municipal. Estamos empenhados em resolver e lutar para solucionar os problemas do local, pois não podemos perder mais tempo, já que polos em outros estados, como no Maranhão, estão sendo ampliados. E o governador garantiu que, se tivermos uma demanda, por exemplo, de trânsito, irá disponibilizar o Detran. Ou seja, o que for preciso, o Governo estará à disposição para nos auxiliar”, destacou Campelo.

Outra questão que foi levantada foi a coleta do lixo hospitalar. O assessor jurídico do Sindicato, Dr.Thiago Brandim, informou que o Sindhospi ganhou uma ação favorável em relação ao assunto, já que o poder municipal responsabiliza os geradores (hospitais, clínicas e laboratórios) a coletarem e depositarem os resíduos em saúde. “Agora teremos que exigir por parte do município o cumprimento de um estudo técnico para que a responsabilidade seja de todos e não só dos geradores. E se não for cumprida pelo poder municipal, nos restará fazer um acordo”, enfatizou.

Além de tais assuntos, a Assembleia discutiu ainda a reforma da sede do Sindicato. A diretoria e os filiados visualizaram o projeto da arquiteta Christine Salviano e dialogaram sobre o orçamento que será disponibilizado para tal.